IV MUV - REGULAMENTO

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IV MUV

IV Mostra Competitiva Universitária de Vídeos


Regulamento Geral


I – Objetivo:

1.1          O IV MUV – Mostra Universitária de Vídeo tem como finalidade promover e incentivar a criação de vídeos produzidos pelos universitários no período de 2011 à 2013,  em diferentes categorias.

1.2   Podem participar do evento, estudantes universitários (graduandos ou pós-        graduandos) regularmente matriculados na Universidade Tuiuti do Paraná de qualquer curso ou habilitação.


II – Das categorias:

2.1 – O Concurso terá seis categorias, assim definidas:



Vídeo Ficção
A ficção é a forma de discurso audiovisual mais comum e mais difundida. O termo ficção vem do latim fingo, que também originou a palavra figura, portanto a ficção não é uma mentira, mas sim um simulacro. A obra ficcional pressupõe um acordo tácito entre o realizador e o espectador, visto que ambos aceitam previamente que este discurso parte da imaginação do primeiro e será decodificado e entendido segundo a imaginação do segundo.

Vídeo Documentário
O discurso do documentário está ligado ao real. Porém, não deve ser entendido como representação fiel do real ou da realidade. O documentário se estabelece através de um processo de mediação, como qualquer filme, sendo assim, está permeado por inúmeras características subjetivas. Talvez a melhor forma de compreender o que é o documentário seja relembrar a frase de John Grierson, criador do termo cinema documentário: “O documentário é o tratamento criativo da realidade”.

Vídeo Reportagem Jornalística
O vídeo reportagem está inserido no âmbito da produção jornalística e como tal deve atender aos preceitos jornalísticos. Desta forma e como o próprio nome diz, a reportagem em vídeo deve reportar algo ao espectador. Ao reportar-se ao espectador, o vídeo reportagem pode informar, analisar ou discutir idéias, mas elas devem necessariamente referir-se à realidade.

Vídeo Publicitário
Oriundo da atividade de publicidade e propaganda, o vídeo publicitário é a peça audiovisual de uma campanha publicitária. Normalmente esta peça é acompanhada de outras voltadas para diversas mídias que não as audiovisuais. No caso de uma produção ou visualização isolada da peça, esta deve atender às necessidades publicitárias do produto, marca, serviço ou ideologia a que se refere sem a necessidade de peças complementares.



Vídeo Clipe
Todo material audiovisual que estrutura sua narrativa a partir do ritmo, da seqüência e/ou da linguagem de uma única música é um vídeo clipe. Para essa categoria será necessário a autorização da banda ou artista para a realização do vídeo.

Programa Televisivo
Esta categoria contempla os mais variados gêneros de produções televisivas, tais como: Programas educativos, infantis, entretenimento, humor, infotenimento, corporativo, entrevistas, mesa redonda, revista eletrônica, policial, cultural, esportivo, reality show e musical. Não é permitido qualquer material de cunho publicitário ou político/partidário na obra.

De todos os vídeos selecionados e exibidos no 4o. MUV, ainda serão escolhidos:
·      Melhor Roteiro
·      Melhor Edição
·      Melhor Diretor
·      Melhor Filme – Voto Popular – votado pelos espectadores do evento no dia da exibição.


2.2 – Os limites máximos de duração dos vídeos, incluindo os créditos inscritos em cada categoria são:

Vídeo Ficção: 15 minutos
Vídeo Documentário: 20 minutos
Vídeo Reportagem Jornalística: 5 minutos
Vídeo Publicitário: 1 minuto
Vídeo Clipe: 5 minutos
Programa Televisivo: até 15 minutos


2.3 – As definições de categoria acima deverão ser observadas para inscrição dos vídeos.

2.4 – Os vídeos devem conter os créditos dos realizadores, o professor responsável e a assinatura da IES (Instituição de Ensino Superior).

2.5 – Qualquer produção que não cumpra os limites de tempo estabelecidos estará automaticamente desclassificada.


III – Da inscrição:

3.1 – As inscrições serão aceitas de 29 agosto a 01 de outubro de 2013.

3.2 – Não haverá valor de inscrição.

3.3 – A competição está aberta às produções que se refiram de 2011 (contemplando ex-alunos) à 2013. Ficam automaticamente excluídos materiais realizados por produtoras de vídeo externas à instituição.

3.4 – Cada participante pode concorrer com quantos trabalhos quiser, mas cada trabalho só pode ser inscrito em uma única categoria. Os trabalhos poderão ser inscritos individualmente ou em equipe. Os certificados de participação sairão em nome dos integrantes da equipe informados na ficha de inscrição.

3.5 – Serão aceitas as produções audiovisuais captadas por todo tipo de
tecnologia. O vídeo deverá ser enviado via link de streaming (youtube,
vimeo ou similar), podendo ser com ou sem senha de proteção.

3.6 – Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora do prazo, ou faltando algum dos itens solicitados.

3.7 - Para envio via Sedex 10, deverá constar a ficha de inscrição completa preenchida e duas mídias (DVDs) com o respectivo vídeo.


IV – Da Seleção:

4.1 – A seleção dos vídeos inscritos na competição será feita por uma Comissão de Seleção Prévia, composta por 4 (quatro) membros de reconhecida expressão na área audiovisual, cujas decisões serão irreversíveis e irrecorríveis, eximindo a organização da necessidade de qualquer explicação ou justificativa sobre eventual não inclusão de alguma produção.

4.2 – A composição da banca será divulgada no blog do núcleo, nucleoutp.blogspot.com,  no www.blog.utp/t1 e no site da UTP.

4.3 – Se constatada qualquer tentativa de fraude, adulteração ou plágio o material estará automaticamente desclassificado.

4.4 – Para a seleção, deverá ser enviado um e-mail para muvutp@gmail.com
contendo ficha de inscrição preenchida e assinada (não esquecer link do
vídeo). Caso o candidato queira enviar a ficha de inscrição pelo correio,
mandar para o endereço a seguir:


Universidade Tuiuti do Paraná

R. Sydnei Antônio Rangel dos Santos, no. 238- Santo Inácio – Bloco C – sala 124 – Núcleo de Comunicação e Marketing, no período da tarde.

4.5 – As produções, selecionadas ou não, ficarão para o arquivo do Núcleo de Comunicação e Marketing da UTP.
                                
V – Dos critérios para avaliação:

5.1 – Serão considerados para efeito de avaliação a qualidade e a criatividade relativas à narrativa, à linguagem e à estética dos vídeos.  O que se busca é inovação, ousadia, criatividade e a correta apresentação do evento realizado pela UTP.

 


5.2 – Critérios de Avaliação
Os critérios de avaliação utilizados serão os seguintes:

Adequação às definições da categoria na qual o vídeo foi inscrito

Qualidade do desenvolvimento narrativo

Qualidade da construção de linguagem

Qualidade estética

Qualidade técnica



VI – Da Exibição:

6.1 – Os vídeos selecionados deverão ser enviados com autorização do diretor para possível exibição.

6.2 – Os vídeos selecionados serão exibidos no dia 8/10/2013 nos Estúdios da UTP à partir das 18h30.

6.3 – A premiação será realizada no dia 8/10/2013, seguida da comemoração de encerramento. O lugar a ser realizado será divulgado durante o evento.

6.4 – Não nos responsabilizamos por vídeos que não estejam no formato adequado, e que por ventura não rodem para exibição.


VII – Do Júri e da Premiação:

7.1 – O Concurso terá 03 premiados em cada categoria que será eleita pela Comissão de Julgamento. O Júri irá considerar os critérios estabelecidos por esse regulamento e será soberano na premiação.

7.2 – A organização do Concurso reserva para si o direito de utilizar os vídeos inscritos no MUV em programas ou produtos que visem promovê-lo.

7.3 – Qualquer omissão no regulamento será analisada pela Comissão de Organização do MUV.

Contato para mais informações
Núcleo de Comunicação e Marketing
Rua Sydnei Antônio Rangel Santos, 238
Bairro: Santo Inácio
CEP: 82.010-330 Curitiba - PR
Fone: (41)- 3331-7633 ou (41)-3331-7623
Coordenação Com. Social – (41) 3331-7751
Ou com Patrícia – (41)- 9141-4334